E-familynet.com Ticker

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sobre a escolha do parto...


Antes mesmo de casar e de conhecer meu marido eu já sonhava em ser mãe... Nunca tive medo de nada. Sempre que adoecia ou tinha de passar por qualquer procedimento médico não temia. Fazia o que tinha de ser feito e pronto. Já fiz cirurgia no nariz, no olho, nas costas... Já tomei anestesia geral e a recuperação não podia ser melhor. Reagia bem a tudo, não reclamava de dores, nunca! Então pensava: "quando tiver meu bebê quero parto cesárea. Marcar a data que quero, ir pro hospital com hora marcada, unhas feitas, cabelos arrumados, maquiagem impecável. Quero nada sentir dor". Pois é, assim eu pensava.
Até que casei e quando enfim começamos a planejar um filho, eu comecei a repensar sobre o estilo de parto que eu queria pra nós. Antes mesmo de engravidar, comecei a ler livros, me informar mais sobre o mundo gestacional e até a fazer o enxoval, como muitos de vocês já sabem. E quando enfim descobri que um bebê estava sendo gerado em meu ventre, eu decidi: "Quero parto normal. Quero sentir contrações, quero sentir as dores do parto e sentir meu bebê passar e sair de mim... Se tudo der certo, quero o parto normal".
Comecei então a busca pelo médico obstetra ideal. A que estava me acompanhando tinha fama de só fazer cesárea. E mesmo dizendo que fazia PN, eu não consegui confiar de fato nela. Sua agenda era sempre lotada e eu nunca tinha ido ao consultório dela pra ela ter desmarcado consulta por causa de algum parto de emergência. Eu sentia que no fim da minha gestação ela arrumaria uma desculpa esfarrapada para marcar a cesárea e pronto. Passei por mais 3 médicos até encontrar o Dr Telmo Henrique. Na primeira consulta ele me encantou. Eu que tinha vergonha de obstetra homem, decidi: é ele!
E ele de fato é totalmente a favor do PN. Garantiu que o PC só deve ocorrer quando o PN não é possível, e que o PC só é vantagem mesmo pra o médico, que não precisa mexer na agenda por conta de algum parto fora de hora... Bem, eu entendo os dois lados da moeda. Realmente não sentir a dor do parto deve ser muito bom. Respeito quem opta pelo PC para não sentir dor, para marcar a data que o filho nascerá,porque temem o PN, ou por ser mais cômodo mesmo. Mas eu me decidi pelo PN porque quero snetir tudo isso e mais um pouco, porque quero uma recuperação mais rápida e gostaria também que as pessoas respeitassem isso.
Ao longo dessas 38 semanas tenho feito de tudo para que o PN dê certo. E tudo tem caminhado pra isso. A minha Clarissa está na posição certa, se encaixando, mexendo, não está laçada, eu já perdi o tampão, não tive nenhuma infecção ou doença que impeça esse tipo de parto... Tudo certo.
Minha DPP é dia 13/10, quando enfim completaremos 40 semanas. Mas parece que as pessoas estão mais agoniadas do que eu, meu marido e Clarissa juntos. Todos perguntam a todo momento: marcou o parto pra quando? E quando respondo que será parto normal, ouço em troca que sou corajosa, que dói muito ou um Deus me livre.
Já ouvi até de uma pessoa totalmente desinformada que Parto normal é coisa da idade da pedra. Com essa, sinceramente, não consegui ter raiva, só riiii... Quanta ignorância!
Minha avó tem me ligado todo santo dia. E pergunta se a menina deu sinal de vida. Digo que sim, que ela mexe bastante, a todo tempo. Mas o que ela quer saber mesmo é se as contrações começaram. Se o trabalho de parto começou. Quando digo que não, ela insiste que eu devo marcar logo a cesárea, que a menina pode estar sofrendo em meu ventre e que meu médico é mais descansado do que eu... Todo dia eu estava ouvindo isso, pacientemente, respeitando o medo e preocupação dela, até não aguentar mais e dizer em alto e bom tom que esperarei até dia 13 pelo PN e depois de lá verei o que faço.

Poxa, por que agora as pessoas, até mesmo as idosas como minha avó que pariu 8 filhos em casa com parteira, insistem em marcar a hora, dia e momento que o bebê deve nascer??? Se Deus fez a mulher para gerir e parir os bebês, por que eu não posso esperar a hora em que ela quer nascer? Acho que pior que a dor do parto, pior que a dor do nascimento, é a dor da perda, é a dor da morte... Mas as pessoas nem pensam nisso. Nem pensam no que falam... Insistem, mesmo sem ser consultadas, em dar suas opiniões.
Definitivamente estou pronta pro que der e vier. Li bastante. Sei que não deve ser confortável dilatar 10cm para enfim conseguir tirar de meu ventre um bebê de 3kg ou mais... Mas a natureza me fez pra isso e não irei exitar.
Ontem, ainda impressionada com tudo que ouvi nos últimos dias, fui ver uns videos na net de parto normal. Chorei em todos! Não pensando na dor que como passe de mágica se apagava do rosto da mãe no momento em que ouvia o choro de seu bebê, mas pensando naquele momento mágico, sublime. Coomo Deus é maravilhoso e sábio! Depois fui ler uns relatos de partos domiciliares. Hoje em dia isso tá virando moda né??? Aí realmente me convenci: poxa se uma mulher consegue ter seu filho em casa, com ajuda apenas do marido e da parteira, o que pode dar errado comigo, num parto normal em que estarei com meu marido, médico e equipe e todos os instrumentos necessários para qualquer complicação que por ventura possa ocorrer?

Então, definitivamente, quero Parto Normal. Continuarei serena, enquanto o resto do mundo anseia pelo nascimento da Pequena, dormindo super bem a noite inteira e esperando a bebêmaislindadomundo dar sinal de vida. Clarissa só não nascerá dessa forma, se ela não quiser. Se a natureza não me deixar. Mas se o meu médico, que tanto confio, disser pra esperar mais um pouco, que a dor vai passar, que estou dilatando conforme o esperado, que o parto normal será possível... Aguentarei o que for, porque sei que toda aquela dor será recompensada pela maior alegria do mundo: ter nossa filha, nossa Pequena Flor, nossa Clarissa em meus braços.

Em tempos:
1 Amanhã tenho consulta com o Go e ultrason.
2 Alguma de vocês ouviam um barulho de água na barriga? Quando me mexo, ouço o som de uma bolsa d'água bem alto vindo da barriga. Será que é a placenta? alguém ouviu isso? É tão engraçado!

Olha que fofinha essa roupa da minha Pequena.

24 comentários:

  1. Flor se eu pudesse voltar com certeza tmb escolheria parto normal...
    taooo linda sua barriga parabens..
    beiiiiiiiiiijos

    ResponderExcluir
  2. Oi... Voce e o seu medico que sabe se sente preparada e se esta tudo bem para parto normal ou cesaria... e mais ninguem deve pressionar acerca do parto !!!
    A roupa e uma fofoura!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Finalmente em meio a tantas mulheres e blogs que visitei encontrei UMA mulher que pensa como eu! Também quero ter o PN, e ouço baboseiras que você também já deve ter ouvido, do tipo "nossa você é louca", "pré-histórica!", "seu marido nunca mais vai te querer" e ainda contam histórias como (pasme meu bem, mais ouvi isso de uma pessoa com Doutorado), "o buraco fica do tamanho de um fundo de uma garrafa pet, os pontos chegam até a coxa" isso mesmo, existem pessoas desinformadas desse jeito que insistem em ajudar a crescer cada vez mais a indústria da cesárea que vem crescendo cada dia mais, seu texto é ótimo, e expressa minha opinião também, tenho certeza que Deus te dará forças e saúde para passar por este momento lindo, e é claro não sejamos hipócritas se for NECESSÁRIO uma cesárea faremos sem problemas...boa sorte e bençãos de Deus para você sua família e seu bebê!

    ResponderExcluir
  4. Vc está linda.
    Olha eu venho aqui sempre para ver se a Clarissa nasceu rssrssr
    desculpa tô ansiosa tbm.
    Que linda a roupa de sua pequena
    bjus e bom parto

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!!!Adoreiiiiiiiiiiiii!
    Concordo com tudo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. O povo do mundo que tá louco!
    Se tá tudo bem com vocês, vai lá e espera teu PN!
    Quero muito que na próxima consulta minha médica diga que eu posso esperar pelo PN também! Mas existem outros fatores envolvidos, fatores que não dependem de mim e sendo assim, só quero que Bruninho nasça da melhor forma possível para ele!!
    Tá chegando a hora!! \o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. muito linda a roupinha!! mana clarissa vai sim chegar na hora certa dela... se cuida!!

    ResponderExcluir
  8. sabe bem que super apoio sua decisão e quero passar e sentir o mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Cintia...
    É lastimável o tanto de gente que se mete na vida dos outros!!!
    Eu tenho varias escolhas que procurarei seguir.. se Deus quiser...
    E tem muitas que aos olhos dos outros é loucura, já fico me imaginando me estressando com muita gente...
    Mas a Decisão é SUA!!!
    Nesse momento tem é que curtir esse seu momento!
    Do mesmo jeito que tem historias ruins tem muitas boas... minha irmã teve 4 partos normais e não tem nada fora do lugar!!! kkk
    Fé me Deus que dará tudo certo!

    :)

    ResponderExcluir
  10. Confie no seu médico e faça o que seu coração manda, sem dar bola para o que os outros falam. As pessoas gostam de dar pitacos e nem se tocam muitas vezes. Eu quero PC mas gostaria muito de ter a sua coragem pra enfrentar um PN. Respeito a opinião de cada uma... acho que o importante é estar segura do que quer e confiar no médico.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. EU SEMPRE QUIZ PARTO NORMAL, ACHO LINDO ISSO, É COMO DEUS MANDOU. MAS TIVE UMA COMPLICAÇÃO NA GESTAÇÃO, ENTREI EM TBLHO DE PARTO COM 21 SEMANAS, DESCOBRI QUE MINHA PLACENTA ESTAVA BAIXA, E ELA NÃO SUBIU, TEVE QUESER CESÁRIA. MAS TUDO BEM, FOI FEITA A VONTADE DE DEUS. O QUE IMPORTA É QUE MEU FILHO É LINDO E SAUDÁVEL. AMIGA TÁ CHEGANDO A HORA, TO TORCENDO MUITO POR VOCÊS. BJUS

    ResponderExcluir
  12. Oie! Achei lindo tudo que vc ecsreveu! Eu vou fazer PC por diversos motivos q vc já deve ter lido lá no meu blog, mas eu sou super a favor de que as pessoas tenham opção de escolha e não sejam julgadas por isso. Como eu disse, pra mim, o mlehor parto é o que a mulher sente maior confiança em fazer, por isso, fique firme e forte e logo Clarissa vai te avisar que chegou a hr dela vim ao mundo!
    Fiquei feliz q vc conseguiu comentar lá no blog! :)
    Bjao
    MaH

    ResponderExcluir
  13. Querida,
    Ta super certa! É uma chatice essa pressão pra marcar a cesária, ficam mais ansiosos do que a gente!

    ResponderExcluir
  14. Ola! Entao que coincidencia mesmo, estamos exatamente com o mesmo periodo de gravidez,e nossa DTP é dia 13/10. Mas eu vou parir um meninao e voce uma princesa.
    Bom, em relaçao ao parto. Informaçao é tudo o que ha nessa vida! Sempre fui completamente ciente que Deus nos fez prontas para gerar, acomodar o feto e pari-lo no seu determinado momento. No Brasil a cesarea esta altamente banalisada, o que antes era um processo cirurgico para salvar vidas, hoje é simplesmente um meio de "comodidade" para os mesmos, ou até mesmo para às maes e familias. Nao concordo com isso, e acho que parir deve ser a coisa mais linda desse mundo.
    Fiz um post sobre isso ha algum tempo atras e usei palavras bem parecidas com as suas. Se quiser da uma olhadinha la.


    http://mamaeaos22.blogspot.com/2011/08/sobre-minha-escolha-de-parto.html



    Bom, ja vi que vc perdeu o tampao e to morrendinvejinha! To morreeeeendo de ansiedade e achando que o Luigi vai querer passar a vida aqui dentro, porque ele parece nao querer sair MESMO! haha...
    Mas tudo bem, a gente espera, fazer o que?

    Bom, em relaçao a pressao que as pessoas fazem nesse periodo em cima de nos pobres gestantes é horrivel! Também escrevi um post sobre isso esses dias


    http://mamaeaos22.blogspot.com/2011/10/sobre-maternidade-que-pretendo-parir.html


    Tira um tempo para voce, fica calma. Voce tem TUDO para ter o bebe naturalmente, uma vez li que o parto é um processo involuntario do corpo. A parte do cerebro que é responsavel por isso é a direita, a esquerda é que é responsavel pelo raciocinio.
    O que atrappalha o trabalho de parto é a adrenalina, o hormonio produzido pelo nosso corpo quando estamos ansiosos, excitados, nervosos.
    A adrenalina atrapalha o trabalho de parto, o raciocinio atrapalha o trabalho de parto. Logo:
    Parir é um instinto, é uma funçao que nosso racional desconhece mas o corpo sabe manejar muito melhor do que imginamos!
    Voce so tem que fica CALMA! Enquanto o coraçao da sua pequena tiver batendo normalmente(O medico ou enfermeira irao controlar isso a todo momento)nao ha motivos para se preocupar.

    Pense em coisas boas, na hora das contracoes pensa que essa dor sera uma barreira que voce tem que atravessar para ver o rostinho da sua pequena.

    Ahh, poderia falar horas sobre isso porque adoro o assunto! haahah


    Mas é isso, qualquer coisa me da um toque la no blog que trocamos mais figurinhas!


    p.s.: Que barrigaozaozao! Eu toda cheia de mim achando que minha barriga esta grande, quando vejo a sua fico quietinha quase que me escondendo me perguntando se eu to realmente com 38 semanas.

    Beijosssss flor. Nos falamos em breve

    ResponderExcluir
  15. Então perdão, eu fui uma que te chamei de corajosa, mas foi no bom sentido. és uma linda mãe, (Mandei um e-mail pra ti, lê lá viu? Fica na paz!!!

    ResponderExcluir
  16. Amiga achei lindo teu post...Fiquei toda emocionada e encantada com tua força...Espero que Clarissa queria e tudo ocorra bem para um PN...
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que barrigão lindo!!!
    Pois é tbm sempre quis parto normal, infelizmente não pude em nenhuma das minhas gestações... Mas se vc quer tentar, não ouça ngm apenas seu médico e só faça pc caso realmente não tiver outra opção... Posso dizer q graças a Deus tive uma ótima recuperação, mas minha vontade não pude realizar!!!
    beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. AI AMIGA, ISSO DE ESCOLHER PARTO, CADA UM FAZ OQ QUER NEH? EU POR EXEMPLO SEMPRE QUIZ CESAREA, POIS TINHA MEDO, E TIVE GRAÇAS A DEUS CESAREA, E SE TIVESSE DE TER OUTRO PARTO, SERIA DA MESMA FORMA.

    MAS CADA UM SABE ONDE O CALO APERTA.. ENTAO VC FAZ BEM EM DEIXAR CLARO PRAS PESSOAS Q VC QUER ESPERAR A NATUREZA AGIR, SEU CORPO DAR SINAIS, E A BEBE VIR DA FORMA MAIS NATURAL, NORMAL POSSIVEL.

    O Q IMPORTA E CLARISSA VIR COM SAUDE, E ISSO ELA TEM DE SOBRA. VC PASSOU UMA GESTAÇAO SUPER BEM, ENTAO O RESTO, NEM SE IMPORTE MESMO. AGORA O Q IMPORTA SAO VCS.

    TCHAU AMIGA.
    BJS EM VCS DUAS.

    DAQUI A POUCO VOU CONHECER A MINHA LINDA SOBRINHA.

    Q AMOR DE ROUPINHA. TODA CHIQUE ESSA MINHA SOBRINHA!

    ResponderExcluir
  19. Cintia por mim tanto faz, entrego nas mãos de Deus, quero o que for melhor para mim e minha filha. Só não quero que a experiencia seja dolorosa, que a dor seja suportável e ate prazerosa (pq não?) Se for normal blz a natureza se encarrega disso mesmo, se houver risco vamos para a faca sem stress. Tb fiz rinoplastia em dezembro/2010, tomei anestesia e o pós-oper. Só não quero ficar toda rasgada (períneo).

    ResponderExcluir
  20. INVADINDO O BLOG DA CINTIA PRA DIZER QUE CLARISSA NASCEU !!!!!!!

    FELICIDADES A ESSA PEQUENA, QUE O CAMINHO DELA SEJA SEMPRE ILUMINADO.

    ;)

    VAMOS ESPERAR NOTICIAS. Mas a cintia me adiantou que está tudo bem com ela e com a bebe.

    ResponderExcluir
  21. rs já ouvi sim o son da áqua..

    minha mãe me liga todos os dias.. rumo ao dia 13..\0/

    ResponderExcluir
  22. GENTE CLARISSA NASCEUUUUU! PARABENS CÍNTIA!!!!

    ResponderExcluir
  23. mulheeeer? é verdade? minhas pernas ficaram bambas.. e o meu coração esta quase saindo pela boca, ela nasceu mesmoo? ain meu Deus, cade dia que passa fico mais ansiosa..

    ResponderExcluir
  24. yEAHHHH!!! Clarissa nasceu na madrugada do dia 4!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita... Diz o que você achou sobre o post. Amamos saber sua opinião!